quinta-feira, 15 de abril de 2021


Por Brunelli Miller Discher, Bianca Silva Praxedes, José Augusto Vittore Schulz e Rodrigo Cesar Quintino da turma do 9º M01

Abuso infantil

A sociedade brasileira é marcada por grandes problemas que ainda esperam soluções, e um deles é o abuso infantil, podendo ser notado na vida de mais de 95 mil crianças e adolescentes no ano de 2020. No estado do Espírito Santo de acordo com o G1 foram registrados em 2019, 698 casos de violência sexual contra criança ou adolescente.

Muitas crianças não tem o apoio em casa para fazer a denúncia do que estão passando, e é nesse ponto que a escola pode ajudar. Muitos casos são denunciados por integrantes do corpo escolar, por perceber que há algo de errado com a criança ou adolescente. Após o fechamento das escolas por conta da pandemia houve uma falsa diminuição das denúncias, pois como citado acima, as escolas que percebiam no comportamento das crianças que havia algo de errado e assim era investigado com as famílias e consequentemente constatavam que estavam sendo vítimas de abuso e realizavam as denúncias.

De acordo com o site Âmbito jurídico os prejuízos para as vítimas estão presentes em diversas áreas, e podem afetar quanto por um tempo, quanto pelo resto da vida, algumas das consequências do abuso sexual infantil são: problemas com sono, pesadelos, mudanças comportamentais, de alimentação e escolar, depressão, isolamento, formação de vícios, problemas psicológicos, entre outros. Os que podem atingir para o resto da vida estão presentes em: doenças, transtornos de identidade, medos, ansiedade, e diversas outras formas.

Temos que ter conhecimento que o abuso infantil em sua maioria é lembrado e remoído pelo resto da vida da vítima, e que se for tratado da devida maneira, com o apoio de um psicólogo treinado e capaz de observar cada caso as consequências poderão ser menores e não afetar de maneira tão séria.


Retirado em: Brasil registrou 14 mil denúncias de abuso sexual infantil em 2020 | Brasil 61

Espírito Santo registra um estupro de criança por dia em 2020 | Espírito Santo | G1 (globo.com)

Foto: reprodução / internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário