quinta-feira, 15 de abril de 2021

 

Por Julia Ferreira Pagung, Lara Paula Plaster Gonçalves, Maria Eduarda Drager Cabral e Maria Eduarda Miertschink Moreira da turma do 7º M04.


AS DOENÇAS QUE MAIS ATACAM NO INVERNO


 Amidalite

Amigdalite é uma inflamação das amígdalas, geralmente de início rápido. É um tipo de faringite (dor de garganta). Os sintomas incluem inflamação da garganta, febre, aumento de volume das amígdalas, dificuldade em engolir e aumento de volume dos gânglios linfáticos à volta do pescoço Entre as possíveis complicações está o abcesso Peri amigdaliano.

Sinais e sintomas da amidalite

A pessoa com amidalite pode apresentar aumento dos linfonodos do pescoço, mau hálito, dor de garganta, febre variável, dificuldade para engolir alimentos, aumento e rubor das amídalas e presença de placas de pus na região das amídalas e faringe. Vale complementar que os sinais e sintomas variam de acordo com o agente causador e não necessariamente todos os problemas descritos são apresentados pelo paciente.


Como pode ser tratada

Antibióticos beta-lactâmicos ou Macrolídeo

 


Otite

 

Otite é um termo que abrange várias infecções e inflamações do ouvido, que causam bastante dor no indivíduo que contém algumas destas infecções ou inflamações. A otite é algo muito comum, e geralmente todos os indivíduos apresentaram otite ao longo da vida. Ela dura alguns dias e, com o uso de medicamentos, se cura com facilidade, sem agravamentos. Ela pode se agravar se não a tratar corretamente, podendo a perda de audição temporariamente.

Sinais e sintomas da Otite

 A Otite pode causar: perda da audição temporária, dor de ouvido, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido. Existem dois tipos de otites, a otite média pode também causa dor de ouvido intensa, além da febre, mal-estar, perda do apetite e secreção. Já otite média aguda, que é mais forte e consequência de um resfriado, de uma gripe ou de outra doença, o paciente pode acabar, rompendo o tímpano, o que faz com que ele elimine, além de cera de ouvido e secreção, sangue.

Como pode ser tratada

Pode ser tratada com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média por 10 dias.



Asma

Asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Quando as vias aéreas inflamadas são expostas a vários estímulos ou fatores desencadeantes tornam-se hiperreativas e obstruídas, limitando o fluxo de ar através de broncoconstrição, produção de muco e aumento da inflamação.

Causas

Pode-se dizer que existem vários tipos de asma, sendo a mais comum a alérgica a pó, poeira, mofo, pelos de animais, produtos químicos de limpeza ou beleza, entre outros. A alergia respiratória é hereditária, ou seja, crianças com asma alérgica quase sempre tem pais, avós, irmãos ou familiares com asma ou rinite alérgica.

Sintomas

Os sintomas que caracterizam a asma são chiados (sibilos agudos) ao respirar, aperto no peito, tosse seca e falta de ar.

Tratamento

A asma é crônica e não tem cura, mas pode ser controlada adequadamente com anti-inflamatórios usados por via inalada, permitindo uma ótima qualidade de vida a quase 90% dos pacientes.


Bronquite

A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar dura pôr no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda. A versão aguda atinge especialmente crianças e idosos, que estão mais suscetíveis ao ataque que estão mais suscetíveis ao ataque de vírus e bactérias. Em algumas situações, ela é consequência de uma gripe, por exemplo. Pessoas alérgicas também estão no grupo de risco quando entram em contato com substâncias irritantes, como ácaro, pólen, poeira doméstica e fumaça.

Causas

As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.

Sintomas

Entre os principais sintomas de bronquite, temos:

  • Tosse com muco;
  • Chiado no peito;
  • Sensação de peito carregado;
  • Febre;
  • Cansaço;
  • Falta de ar;
  • Dificuldade para falar;
  • Irritação na garganta;
  • Lábios roxos e
  • Coriza.

Tratamento

Quando aguda, a bronquite é uma doença autolimitada, não havendo um tratamento específico para combater as crises provocadas por vírus. Mas com uma boa hidratação, uso de analgésicos, vaporizadores e descongestionantes, bem como a não exposição aos fatores de risco, é possível aliviar os sintomas e prevenir as crises.

O tratamento para a bronquite asmática é feito por meio de medicamentos e vacinas para alergias, que reduzem os sintomas e controlam os eventos. Já no caso da bronquite crônica, a medida mais importante para o seu tratamento é parar de fumar.

A forma crônica requer um tratamento de longo prazo, com os pacientes afastados dos fatores irritantes, como poluição, fumaça do cigarro e outros alérgenos. Os medicamentos indicados, como bronco dilatadores, muco líticos, antibióticos e anti-inflamatórios só devem ser administrados sob orientação médica.

Também são necessárias sessões de fisioterapia, com exercícios respiratórios que visam a melhorar a capacidade pulmonar. Nos casos de agravamento, como o DPOC, pode ser necessária a oxigeno terapia, com o uso de oxigênio para conseguir respirar.


Gripes e resfriados



Embora Gripes e Resfriados tenham os sintomas semelhantes, é importante as diferenças entre elas. Os resfriados são mais leves do que a gripe, durando de três a cinco dias. Entre os sintomas estão o Coriza, que é vias respiratórias, Febre, espirros e dores de garganta. Analgésicos costumam dar conta da dor.

Já a Gripe é causada pelo vírus. Além dos sintomas do resfriado, a pessoa poderá ainda ter febre alta, dores no corpo e fadiga. Tomar a vacina anual contra a gripe, além de evitar lugares fechados e aglomerados, são boas formas de se prevenir.

Rinite


A rinite é uma condição que ocorre quando uma inflamação acontece especificamente na mucosa nasal. Ela pode ser classificada como alérgica, quando a inflamação das mucosas nasais é causada por alguma substância classificada como alérgica, como a poeira que se encontram nas casas e em determinados lugares, por exemplo, além de cheiros fortes, como o cheiro de tinta encontrado em locais que foram recém-pintados, dos pequenos animais e de pelos de animais domésticos. A rinite também pode ser crônica, acontecendo quando um indivíduo simplesmente não consegue se recuperar totalmente dessa inflamação, sendo que ela quase sempre apresenta um dos sintomas de rinite por 3 meses ou mais.

Causas

A Rinite é causada pela irritação ou pela inflamação das mucosas nasais. Sentimos coriza, coceiras e temos também a sensação do nariz entupido. Infelizmente esse é um dos problemas mais comuns do inverno e manter o ambiente limpo é a melhor maneira de se prevenir.


Sintomas


  • Coriza;
  • Espirros constantes e se apresentando de forma seguida;
  • Nariz entupido;
  •  E coceira no nariz, nos olhos, no céu da boca e na garganta.

Tratamento


De modo geral, a rinite aguda tem cura e o indivíduo se recupera naturalmente. A rinite alérgica e a rinite crônica não têm cura, mas a doença pode ter seus sintomas controlados.

A lavagem do nariz com soro fisiológico também pode ser recomendada para aliviar o entupimento, assim como a boa higiene dos locais de convivência, evitando o acúmulo de pó e sujeira, que podem servir como gatilhos para uma crise de rinite alérgica.

Existe uma vacina para a rinite alérgica, que se encaixa na imunoterapia, um tipo de tratamento médico em que o indivíduo tem seu sistema imunológico fortalecido para combater ele mesmo as doenças que ele sofre, funcionando como uma forma de controle das reações alérgicas.

 

Sinusite

A sinusite é uma inflamação do revestimento interno dos seios da face (também chamados de seios paranasais), causada por infecção viral ou bacteriana. Os seios da face são cavidades cheias de ar no interior dos ossos que se localizam ao lado do nariz ou nas maçãs do rosto

Causas

Infeção (bacteriana, fúngica), alergias, poluição do ar, problemas estruturais no nariz.

Sintomas

  • Dor de cabeça
  • Dor facial
  • Febre
  • Pálpebras inchadas
  • Nariz entupido
  •  Dor nos olhos

Tratamento

Analgésicos, esteroides nasais, irrigação nasal, antibióticos.

Retirado em:



https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-sinusite-quais-suas-causas-e-sintomas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amigdalite#:~:text=%C3%89%20um%20tipo%20de%20faringite,de%20amigdalite%20s%C3%A3o%20infe%C3%A7%C3%B5es%20virais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Asma#:~:text=Asma%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a%20inflamat%C3%B3ria,muco%20e%20aumento%20da%20inflama%C3%A7%C3%A3o.

https://www.fundacaoproar.org.br/doenca?post=asma&gclid=CjwKCAjwz_WGBhA1EiwAUAxIcSek_ySl3YKd0v8IwVyLrcF2hZ1j273tzsl11tqJEOWhI601asiibxoCr2QQAvD_BwE

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/otite

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/rinite

https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-bronquite-dos-sintomas-ao-tratamento/

Imagem: reprodução / internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário