domingo, 18 de abril de 2021

 


Por Lorrayne Alice Schroeder, Mariana Correa da Silva, Mateus Galacho e Emily Schimidt da turma do 7º M04.


Cultura Pomerana

Os Pomeranos são um grupo étnico proveniente da extinta Pomerânia, região da Europa situada entre Alemanha e a Polônia. Por motivos de guerra, fome e perseguição religiosa, esse grupo emigrou para o Brasil a partir de 1859 e outros países em busca de novas perspectivas de vida. 

Atualmente, a cidade de Santa Maria de Jetibá preserva sua cultura, onde 88% da população é de Pomeranos e ouve-se pela rua a língua sendo conversada entre adultos crianças, em que o comércio contrata preferencialmente aqueles que falam fluentemente o Pomerano já que vários idosos mal falam o português, fazer uma festa que celebre as tradições desse povo é sequência natural da cultura local.

Abordaremos algumas culturas presentes no Município:

 

Comidas típicas

As comidas Pomeranas estão na mesa do brasileiro sem mesmo perceberem como o brote de aipim, Brote de milho e biscoitos caseiro também temos carne de porco, boi e galinha, batata doce, chinês e o café que é o que mais produz pelos Pomeranos seguindo pela produção de tomates e pepino. Os Pomeranos tem costume de quando fazer o bolo de aipim as mulheres preparam a massa e os homens cortam e amassam até ficar bem fino.


Música



A música sempre esteve presente na vida dos Pomeranos. Seu estilo diferenciado de compor ao som da concertina anima as tradições festas como casamento, om batismo, os bailes entre outros. A concertina, trazida pelos imigrantes é o instrumento musical que mais toca o coração e a alma do Pomerano.





Religião Pomerana

A religiosidade e uma das características mais marcantes dos imigrantes luteranos. A primeira igreja do município foi construída em Jequitibá, em 28 de setembro de 1882, por Hartwig, as paredes eram socadas, largas, e sem tijolos. Os sinos foram tocados comprados na Alemanha, vindos de navio até o porto de vitória, com embarcações menores até santa Leopoldina e depois carregados nos ombros dos imigrantes até jequitibá. A igreja é o centro dos encontros dos luteranos, além do aspecto religioso a igreja é o momento de convívio social, permitindo o entrosamento entre as famílias das comunidades. No calendário da igreja luterana temos, em especial, a festa da colheita, trazida, pelos antepassados da Pomerânia, a festa é celebrada em cultos de agradecimentos pelos bons frutos colhidos ao longo do ano.



Casamento Pomerano

O casamento tradicional Pomerano ainda acontece nos municípios do Espírito Santo, e guarda uma relação de continuidade com o passado. Os proclamas no culto religioso ocorrem cerca de um mês antes da oficialização da união matrimonial, período em que tem início os preparativos para a festa: construção do forno e galpões. Tudo é feito coletivamente por amigos, vizinhos, parentes, cozinheiras e por copeiros e copeiras.






Retirado em: www.pmsmj.es.gov.br

Foto: reprodução/internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário