domingo, 18 de abril de 2021


Por Henrique de Oliveira Schneider, Geovana Santos Moura, Izabella Brito do Nascimento,Isaack da Silva Fudcheller  e Erik Pablo Behling Lenker da turma do 8º M03.

O MEIO AMBIENTE

Sabemos que o meu ambiente é muito estudado em todo o mundo. Com tudo, temos em destaque dois assuntos muito comentados desde 2015 que afetam não só a natureza como a vida humana, são eles: A Poluição e o Desmatamento. 

A POLUIÇÃO pode ser definida como a introdução de substâncias ou energia de forma acidental ou intencional, com consequências negativas para os seres vivos. No Brasil, a poluição é enquadrada como crime e atualmente é considerada um grave problema ambiental. Temos a poluição nos oceanos e suas consequências dessa ação, acredita-se que em 2050 o lixo plástico nos oceanos poderá ser o triplo do atual, por cálculos pode chegar até 29 milhões de toneladas métricas. A cada ano estamos colocando cerca de 8 milhões de toneladas de plástico direto nos oceanos. Contudo, um plano ambicioso da ONG movimento há dois anos, pode oferecer uma solução. O projeto desenvolvimento pela ONG e pela SYSTEMIQ, formadoras de ideias ambientais como sede em Londres, pede basicamente uma reformulação total da indústria mundial de plástico, transformando-a em uma economia. O projeto mesmo com um atraso de cinco anos, é possível afastar mais de 80 milhões de toneladas métricas de lixo para longe do mar. Todos que estão envolvidos estão torcendo para que o projeto aconteça. 


O DESMATAMENTO no Brasil ocorre principalmente para a prática da atividade agropecuária. Porém, a construção de estradas, hidrelétricas, mineração e o processo intensivo de urbanização contribuem significativamente na redução das matas. De acordo com o Ministério do Meio foi constatado que 80% da extração da madeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal. A Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% da sua cobertura vegetal, restando apenas 7%. Do território brasileiro, 15% era ocupado pela a Mata Atlântica. Hoje é considerada a quinta área mais ameaçada do planeta. O Cerrado, a partir da década de 1950 intensificou-se o desmatamento em sua área. Isso ocorreu principalmente pela expansão das fronteiras agrícolas e políticas públicas para a ocupação do centro-oeste brasileiro. A intensa urbanização e as atividades agropecuárias são os principais responsáveis pelo desmatamento do Cerrado. 

Conforme estudos do Ministério do Meio Ambiente, 67% do bioma sofreu modificação. Um dos efeitos causados pelo desmatamento e o EFEITO GLOBAL. O efeito global tem inúmeras formas de ocorrer. Uma das principais causas e do é o efeito estufa que muda o clima do planeta. Esse fenômeno se intensifica pelos gases estufa que vem da queima de combustível fósseis e o desmatamento. Isso pode causar no mundo a redução das geleiras, ondas de calor intensas níveis dos oceanos aumentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário