quinta-feira, 22 de julho de 2021

 

Por Brenda Fernanda Lichtenheld, Gabriel Janke Schuwanz, Agatta dos santos Jacob e Emily da Conceição Braum da turma do 7º M01.

 

RACISMO E DISCRIMINAÇÃO



Vamos iniciar a nossa matéria falando sobre o que é o conceito de racismo. Portanto, racismo é a denominação da discriminação e do preconceito direta ou indiretamente contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor. O racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados nos séculos XX e XXI, causando, diretamente exclusão, desigualdade social e violência. Várias pessoas são discriminadas por cor, sexo, raça e as vezes até por condições corporais por serem gordinho, magrelo, perna de pau, baixinho.

De acordo com Hugo Monteiro à uma entrevista ao G1 ''O racismo é extremamente violento e está no nosso dia a dia, no nosso cotidiano. Cotidianamente, nós negros passamos por situações racistas. É uma estrutura que nos afeta e violenta muito a nossa natureza mental, provoca sofrimento diverso em quem passa pela situação. Precisamos enfrentar com lucidez, com sabedoria, essa situação. Como diz Hugo monteiro o racismo é extremamente violento no seu caso a distinção de raça.

No Espírito Santo, já foram relatados vários casos de racismo nos últimos anos. Em dezembro de 2020 e janeiro de 2021 duas mulheres denunciam ataques racistas sofridos nas praias de Vitória. Uma designer de interiores e uma modelo foram ofendidas. Nos dois casos as agressoras não foram identificadas.

Relatos de casos:

Um dos casos aconteceu no dia 2 de janeiro, na orla da praia de Camburi, quando a designer Glauce dos Santos foi chamada de '' preta, gorda, feia e burra''.

"Fui colocar a água na lixeira e só ouvi uma pessoa gritando atrás de mim 'sai da frente, sai da frente'.

Quando percebi que era comigo, ela já tinha se chocado contra’ ‘lembrou Glauce.

Depois começaram os ataques. De acordo com a designer, a agressora era uma mulher branca de 30 anos que disse "sua preta, gorda, feia e ainda por cima é burra. Vá para sua casa, você não sabe andar aqui, não devia estar aqui". Ainda em choque, Glauce gravou um vídeo e postou nas tuas redes sociais, o vídeo teve milhares de acesso. Glauce fez um boletim de ocorrência e recebeu amparo de mulheres que sofreram violência parecida.

O caso da jovem modelo Melissa Maryen, que foi ofendida no ano passado na Ilha do Boi, também por uma mulher. '' Falou que a praia estava mal frequentada, que só tinha preto e favelado. E quando eu levantei, desceu, um grupo de amigos com som, e ela falou em alto e bom som '' agora sim, chegou a favela toda, um monte de preto", lembrou Melissa. Eu falei "o que você disse?". Ela falou assim:"sim sua negrinha, chega aqui perto de mim". Eu acho que ela tentou me provocar para ver se eu ia perder minha razão, bater nela. Ela começou a me xingar, disse que eu tinha ido à praia com dinheiro do tráfico, que eu era do morro, que eu era uma puta favelada, disse. Nos dois casos, as criminosas não foram identificadas.








Racismo é crime!






Retirado em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/racismo.htm

Foto: reprodução/internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário