terça-feira, 3 de agosto de 2021

 




Por Elisa da Conceição Braum, Gustavo Samuel Xavier Almeida, Manoel Elias Barbosa Candeia e Pedro Behling de Andrade da turma do 9º M01.

EVOLUÇÃO DOS JOGOS


Os primeiros jogos on-line comerciais começaram a aparecer em 1989 e eram jogados por uma ligação direta local ou direta internacional. Os jogadores se conectavam ligando para casa de seus "adversários" através do modem de seus computadores e a linha telefônica convencional. A desvantagem nessa época era jogar somente com um adversário e tendo que conhecê-lo de sua cidade ou ser parentesco (se não quisesse pagar uma conta telefônica caríssima).

Antes desse ano, era possível jogar online, mas era necessário bastante conhecimento técnico e acima de tudo, paciência e também conter bastante dinheiro, pois a conta telefônica era muito alta. O primeiro jogo online foi lançado para Apple I e era a versão de um jogo de xadrez adaptado que acompanhava o sistema java connect.

Por volta de 1992, começaram a se popularizar jogos via BBS. Um usuário se conectava a esse serviço e desafiava vários adversários em qualquer lugar do mundo, mas mesmo assim só podia ainda jogar com um deles, aquele que tinha a máquina mais rápida. Mas a possibilidade de participar de uma comunidade, bater papo e escolher com quem jogar abriu um novo mundo de diversão. É nessa época que os primeiros jogos online começaram a fazer sucesso e atrair cada vez mais jogadores. Doom (em sua primeira versão), Descent (jogo de naves), Jane's F-15 (jogo de caças) entre outros.

Por volta de 1995 as vantagens que a Internet oferecia eram muito maiores e mais atraentes. Alcance mundial, liberdade de jogar onde quiser e sem pagar. Por volta de 1997, com a chegada das conexões de alta velocidade acessíveis ao público em geral os jogos online viraram coisa séria. Eles agora tinham servidores e comunidades inteiras na rede dedicados só para jogar.

Os games nem sempre foram interativos e realistas como são agora. Para saber disso, basta conhecer os primeiros jogos que se tornaram populares nas décadas de 70 e 80.

  • O Pong, considerado o primeiro jogo eletrônico da história, é um bom exemplo de como eram os jogos da época.
  • A Atari, responsável pela criação desse jogo, é considerada a empresa pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos no mundo (ao mesmo foi ela quem popularizou os videogames domésticos). A partir daí, a tecnologia foi evoluindo cada vez mais rápido e o aprimoramento gráfico (design) dos jogos também.
Entre essas décadas a Nintendo, empresa japonesa fabricante de jogos fez história com a criação do jogo Super Mario Bros. Que, mais tarde, se tornaria um dos jogos mais populares do mundo. Outro fato importante para a evolução dos videogames foi a utilização de componentes de computador (processador, memória RAM, placa de vídeo...) nas produções dos consoles. Foi isso que a Sony fez com o Playstation. O Playstation também trouxe outros avanços tecnológicos, como o cartão de memória, por exemplo, que possibilitava ao jogador salvar dados de um jogo e continuar de onde parou.

Em 2006 a Nintendo volta a revolucionar com o lançamento do Nintendo Wii, videogame que possibilitou maior interação do usuário com o jogo. Com níveis de interação ainda mais elevados, a Microsoft lança sua imagem do primeiro videogame, o Xbox. Além de surpreender com o desempenho gráfico dos jogos, o Xbox conta ainda com o acessório Kinect, que possibilita ao jogador controlar o jogo sem utilizar nenhum tipo de controle. Com o Kinect a pessoa é o próprio controle!

Certamente a história não termina por aqui. Com o avanço da tecnologia e a criatividade dos grandes produtores, os jogos eletrônicos continuarão a nos surpreender.

Você sabia?

O personagem Pac-Man, do jogo criado em 1980 por Tohru Iwatani, foi idealizado durante um jantar entre amigos, inspirado em uma pizza com uma fatia faltando.







Você sabia?

O Super Mario Bros, lançado em 1985, é um dos jogos mais vendidos de toda a história dos videogames, com mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.







Retirado em: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=421

Foto: reprodução/internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário