quarta-feira, 4 de agosto de 2021

 

  


Por Heloísa Schwambach, Joice Schneider Lamas, Nathália Lauvers Schreder e Liviston Schroeder Bohning da turma do 9º M02.

Fizemos uma entrevista com os professores e alunos de como está sendo a rotina no trabalho e estudo na pandemia.

Vídeo do professor de História da Escola Graça Aranha Clóvis Mariano dos Santos.



Relato da professora: Sou professora das séries iniciais do ensino fundamental há 20 anos e esse período de pandemia foi e está sendo muito difícil e atípico. Do dia para noite foi necessário dar aulas a distância, através de uma tela de celular ou de computador e como fazer isso? Veio o desespero, aprender do dia para noite inúmeras coisas que não sabíamos e que, no momento, era necessário. Começaram as lives, cursos, que consumiam muito nosso tempo, mas que eram essenciais para tentar suprir as necessidades dos alunos.

Com tantas coisas, o professor já não tinha mais fim de semana, dia ou noite, assim como era difícil para o professor, também era para as famílias. Como acessar a plataforma, professora? Não sei, mas vamos aprender para ajudar os pais e, assim,  recorríamos à direção, coordenação e aos colegas, um ajudava o outro em prol de ajudar aos alunos naquele momento tão atípico. E assim esse período remoto foi acontecendo: prepara APNP, corrige APNP, prepara vídeos, formulários, slides, áudios, aula no Google meet, liga para os pais atrás das APNPs que não entregavam, nosso WhatsApp já era material de trabalho, eram mensagens, chamadas de vídeo a qualquer hora do dia e, ás vezes, da noite. Passamos por um período de aulas remotas e presenciais e o professor teve que atender essa demanda. Nesse período, surgiram dificuldades em relação do contato com aos alunos, pois durante a pandemia, perdemos o contato de muitas crianças.


Relato da aluna: Meu nome é Heloísa sou do 9°M2, irei relatar a minha rotina. Quando estava totalmente remoto, eu tinha dificuldade em realizar as atividades, porque não tinha as explicações como tem agora presencialmente. Fazia tudo para compreender e saber do conteúdo. Agora, presencialmente, tenho o apoio deles como explicação e o melhor é que você pode estar novamente em contato com os amigos poder revê-los depois de tanto tempo.

Relato do aluno: Sou o Liviston do 9°M2. Durante a pandemia foi muito difícil estudar, aprender, saber a matéria, pois só tinha o texto e não a explicação do professor, era difícil responder as perguntas das APNPS e pesquisar no google que era a única forma de responder as atividades. Na escola, também está difícil, pois precisa do distanciamento um do outro, não pode tirar a máscara, somente na hora de comer. Espero que a pandemia acabe logo.


Relato da aluna: Meu nome é Joice sou do 9°M2, minha rotina no remoto foi bem complicada por conta do aprendizado, da dificuldade em aprender os conteúdos, falta das explicações dos professores. Muitas vezes tinha que pesquisar no google, na qual nem sempre era bom. Agora já no presencial é muito melhor, pois temos o apoio e o diálogo com o professor.


Relato da aluna: Meu nome é Nathália do 9°M2, no início da pandemia estava sendo fácil para estudar em casa porque sabíamos o conteúdo, mas depois ficou difícil sem a explicação do professor que dificultou muito no aprendizado. Agora na escola estamos aprendendo muito e está sendo mais divertido, pois podemos dialogar com o professor assuntos fora, mas parecido com a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário