terça-feira, 3 de agosto de 2021

 


Por Kailane Aparecida Pereira Reinholz, Richard Costa Casagrande, Ryan Guilherme Schroeder da turma do 7º M03.

 

Entrevista com o gerente de esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria de Jetibá, Adalberto Conte para sabermos como está a situação dos esportes na pandemia no município.


1- Como estão sendo realizados os esportes aqui em Santa Maria de Jetibá nesses tempos de pandemia?

Resposta: Então, aqui em Santa Maria, nos tempos de pandemia, quando o município está na classificação amarela, as peladas (da comunidade) de futebol, também em campos particulares e ginásios, estão autorizadas. Os jogos de futebol em campos também estão liberados.

Nós da Secretaria de Esportes, especificamente, temos o treinamento funcional, que está acontecendo, com protocolos específicos, que está aberto ao público entre 18 e 59 anos, funcionando de acordo com o que o Estado decreta.

A questão da pandemia ela vai muito do risco, se a gente estiver no risco vermelho as atividades param ou diminuem, igual ao futebol, por exemplo, se estiver no vermelho também para.


2- Qual a maior dificuldade que está sendo enfrentada por enquanto?

Resposta: A maior dificuldade para nós, é essa ansiedade, de estar parado, pois estamos (Secretaria de Esportes) acostumados em um ritmo acelerado. No esporte, principalmente nos fins de semana acontecem as atividades. O pessoal da secretaria está sempre envolvido, participando e coordenando eventos.

E durante a pandemia isso diminuiu muito, causando essa ansiedade que não está sendo legal nem para a população e nem para nós. Mas na medida do possível, estamos realizando as atividades.


3- Algum atleta já se contaminou com a doença?

Resposta: Olha, como não estamos tendo os projetos sociais a gente não tem notícias desses alunos/atletas, mas várias pessoas que fazem/frequentam o funcional apresentaram atestado de isolamento devido à suspeita e em alguns casos da contaminação.

Mas provavelmente, muitas pessoas que praticam futebol, que utilizam os espaços de esportes do município devem ter se contaminado sim.


4- O senhor já tinha visto alguma coisa parecida do que estamos passando?

Resposta: Não. Eu tenho 36 anos e eu nunca tinha visto isso.


5- Tem previsão de quando os esportes irão voltar?

Resposta: Quando a grande maioria da população estiver vacinada (80%) a gente tem informações que começam a voltar as competições normais, voltam o público e outras situações. Eu não sei como está na escola, mas a gente está no aguardo, quanto mais pessoas vacinadas mais rápido a gente volta com os esportes.

Agradecimento do entrevistado: Valeu, obrigado aí pela oportunidade de estar podendo passar para vocês da escola Graça Aranha na qual tive prazer de ser aluno também, durante todo o ensino fundamental e médio. E torcer, quanto mais pessoas vacinadas, mais rápido a gente volta com as atividades. Muito obrigado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário