terça-feira, 3 de agosto de 2021

 

Por Davi Hubner da Vitória, Maria Eduarda Lima, Natalia Silva Santos e Nicole Schwambach Schulz da turma do 7º M03.

 

GRUPOS FOLCLÓRICOS EM SANTA MARIA DE JETIBÁ

Pommerland: Iniciado no dia 1º de maio de 1987, o grupo tem como objetivo contribuir significativamente com a preservação da cultura Germânica muito forte dentro do município de Santa Maria de Jetibá. O grupo possui 32 dançarinos que além de resgatar as tradições deixadas pelos antepassados também se preocupam com a qualidade técnica e a beleza na hora de suas apresentações.

No ano de 1990, fundou a Associação Cultural e Esportiva da Juventude (ACEJ). Dentro do seu portfólio o grupo possui cerca de 30 danças, entre as suas inúmeras apresentações o grupo já percorreu 26 municípios capixabas dançando também em dois eventos internacionais sendo um na Alemanha e outro na localidade de Stettin Polônia. O traje do grupo corresponde a um dos trajes mais conhecidos na antiga Pomerânia. O nome do traje é Pyritzer Weizacker Tracht que representa as roupas dos antigos fazendeiros que sempre estavam bem vestidos e elegantes. Demostrando, portanto, suas riquezas por meio das vestimentas, que sempre eram compostas por muitos bordados, pela elegância e sofisticação.

Os pomeranos: Mesmo adaptados à Nossa Pátria, existe um sentimento muito forte dentro de cada um de nós, ligado às nossas origens, às nossas raízes. Foram essas lembranças, culturais de geração em geração, transmitidas desde a infância, que colaboraram para que em julho de 1986 fosse fundado, por Solineia Plaster e Nilza Stange, o grupo folclórico Os Pomeranos. Inicialmente, o grupo era composto por alunos da Escola "Graça Aranha" onde também era realizado os ensaios. Em 02 de fevereiro de 2004 o Grupo fundou a Associação Folclórica Ronald Berger, homenageando um de seus primeiros dançarinos, e também realizando um sonho dos antigos coordenadores. No decorrer de sua existência, vem realizando centenas de apresentações por todo o Espírito Santo e Brasil.


Neo Latino: Fundado pela professora Anahi Ester Ramos Caiua, o Grupo de Danças Neo-latino surgiu no ano de 1994. Sua principal finalidade é resgatar os vários ritmos existentes na América Latina, provenientes da miscigenação e do surgimento do movimento hispânico contemporâneo. Atualmente o grupo possui cinco casais atuantes e dois ainda em treinamento. Entre as inúmeras apresentações realizadas o grupo já se apresentou na Festa das Nações (São Paulo) e por vários municípios do Estado do Espírito Santo. A cor vermelha do traje do grupo representa o sangue derramado dos povos da América Latina e sua cor preta, representa o luto pelo sofrimento dos mesmos. Vale ressaltar que a cor vermelha e preta são cores universalmente usadas por grupos hispânicos. O traje foi desenhado pela estilista Ludmila Sanchez e foi confeccionado por Iná Dettemano, já os acessórios entre eles, sapatos e leques foram trazidos da Espanha.


Kinderland: O encanto desse grupo está no tamanho de quem dança, como o próprio nome já diz (“Kinder” significa criança em alemão). As pequeninas mãos e pés balançam ao som da música e revelam um interesse pelos costumes pomeranos. A alegria que é peculiar à toda criança faz com que a apresentação seja ainda mais bela. Nesse grupo só há um critério para participar: é preciso ser criança! Desde 1991, ano de sua fundação, o grupo permitiu que qualquer criança interessada, independente de raça ou cor, participasse das apresentações. Fundado e coordenado por Sigrid Stuhr, o grupo tem como objetivo incentivar a participação de crianças que gostem de danças folclóricas. Por isso, os integrantes aprendem no “Kinderland” os passos básicos necessários ao ingresso no grupo de idade intermediária, o “Tanzerland”. O intuito é que os pequenos sejam incentivados a permanecer na dança para fazerem parte dos grupos adultos.


Hochlandtanz: Fundado no dia 25 de julho de 1986 o grupo tem por finalidade mostrar a cultura dos antepassados, além de proporcionar aos integrantes uma ocupação saudável. O grupo foi fundado pela professora Gisela Maria Reinke. Atualmente o grupo possui 11 casais. Inicialmente o grupo foi chamado de Grupo Folclórico Santa Maria e tendo em vista a necessidade de dar outro nome o grupo passou a ser chamado de Grupo Folclórico Hochlandtanz que significa dança da região alta. No ano de 1995 o grupo foi registrado oficialmente na Associação Cultural e Artística de Santa Maria de Jetibá (ACASM). O traje inicial do grupo foi inspirado nos trajes dos primeiros imigrantes pomeranos e com o passar dos anos sofreu algumas modificações. O traje atual foi feito por Eredi Heumann (moradora do Rio Grande do Sul) tendo sido espelhado nos trajes do grupo Jamunder Tracht (grupo de dança da antiga Pomerânia). O grupo já fez varias apresentações e a de maior relevância foi realizada no ano de 2012 no Festival Internacional em Nova Petrópolis -RS. O grupo ensaia uma vez por semana na escola Graça Aranha.


Froelchtanz: O Grupo de Danças Folclóricas Fröelchtanz foi fundado no dia 19 de julho de 1994. As primeiras danças típicas ensaiadas pelo grupo chamavam – se sênior. Essas danças, que eram trinta e duas, foram ensinadas pela professora Regina Krause e pelo Pastor Haus Burge que saíram do Sul do Brasil para ensaiar o grupo.

Retirado em: http://www.pmsmj.es.gov.br/portal/cultura-pomerana/

Imagem: reprodução/internet 


Nenhum comentário:

Postar um comentário