quarta-feira, 4 de agosto de 2021

 


Por Ana Clara Magdalon, Lorena Vitória Barth Krause e João Victor Waiandt da turma do 7º M04.


MARKETING DIGITAL




O marketing está presente nas nossas vidas muito mais do que imaginamos. Faça uma caminhada pelas ruas da cidade, uma busca no Google, ligue a televisão ou o rádio, abra um jornal e você será impactado por alguma ação de marketing.


Tipos de Marketing


Uma vez que o Marketing é a forma de que uma empresa tem de se comunicar com seus consumidores, clientes, parceiros e com a sociedade em geral, é natural que existam muitas formas de desenvolver essa comunicação, tanto no que diz respeito às estratégias quanto em relação ao formato ou ao meio em que essa comunicação é desenvolvida.

A seguir, vamos ver os principais tipos de Marketing:

Marketing Digital

Hoje em dia, a internet está incorporada à nossa vida de tal maneira que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria, até coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.

Não à toa, é cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares, com a internet ao alcance dos dedos. E se nossa vida já não é mais a mesma com a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra.

É muito comum procurarmos produtos e serviços que queremos na internet, seja para pesquisar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), para buscar informações sobre determinado produto ou serviço (quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra), ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual solução poderá nos ajudar).

A isso tudo chamamos de Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdo para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Importante dizer que Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem arquitetada não é o suficiente para gerar o máximo de resultados. O método tem resultados comprovados, mas é preciso disponibilizar um tempo para planejamento e estratégia.

Marketing Empresarial

Marketing empresarial é o conjunto de todas as ações de marketing que são aplicadas no dia a dia de um negócio, com o objetivo de captar novos clientes e também atender as demandas dos clientes atuais, seus colaboradores e a sociedade.

Essas ações podem ser consideradas como uma ferramenta a fim de encontrar estratégias e soluções para a melhoria contínua no desempenho da empresa. Por esse motivo, deve ser aliada à busca por inovação e comprometimento de todos os colaboradores que estão envolvidos nessas ações.

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias que têm o objetivo de aumentar o valor da sua imagem pessoal. Em outras palavras, é o marketing da sua marca pessoal, para que as pessoas vejam você de forma positiva.


Marketing Social

Consiste em colocar em prática campanhas cujo objetivo é reduzir ou solucionar problemas sociais, em especial relacionados à saúde, educação, trabalho, moradia, transportes e nutrição.

Canais de marketing

Canais de marketing nada mais são do que a forma com que seu produto e/ou serviço chega até o seu público-alvo.

Entre os principais canais, podemos citar:

1. Atacado e varejo

2. Internet

3. Equipe de vendas

4. Telemarketing


O profissional de marketing tem como principal função usar seus conhecimentos para aumentar as vendas de um produto ou serviço. Nesse trabalho estão incluídas a criação de estratégias que tornem o que a sua empresa oferece mais atrativo para o público.

Outra responsabilidade do profissional de marketing é tornar a empresa uma referência em seu mercado de atuação, o que pode ser feito analisando o segmento e o comportamento do público-alvo.


Livros para você saber mais sobre Marketing:

1. Marketing 4.0 – do tradicional ao digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan);

2. Permission marketing;

3. Posicionamento: a batalha por sua mente (Al ries e Jack Trout);

4. Ideias que colam – por que algumas ideias pegam e outras não (Chip e Dan Heath);

5. As armas da persuasão (Robert Cialdini);

6. Contágio - por que as coisas pegam (Jonah Berger);

7. Marketing na era digital (Martha Gabriel).



Filmes para você aprender sobre marketing de maneira fácil e rápida:

1 A rede social;

2 A procura da felicidade;

3 Amor por contrato;

4 O homem que mudou o jogo.

Retirado em: 



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